Cães são animais extremamente ativos e que precisam de estímulos diários para se sentir bem. Por isso, o cuidado com cachorros que vivem em apartamentos deve ser grande, para evitar que eles percam qualidade de vida por passar muito tempo entediados, comendo ou apenas dormindo.
Se você mora com um cão em um espaço pequeno, separamos algumas dicas para você brincar com seu cachorro dentro do apartamento. Confira!
Um dos brinquedos favoritos dos especialistas de adestramento canino para brincar com seu cachorro dentro do apartamento são os distribuidores graduais de alimentos. Popularmente chamados de “kongs” ou “joão-bobo”, esses brinquedos contam com um espaço para você depositar um volume de ração em seu interior e ir liberando aos poucos, de acordo com o contato do cachorro com a peça.
A ideia é que seu cão entenda que quanto mais ele interagir com a peça, mais petiscos ele pode ganhar, estimulando assim sua capacidade de movimentação e, especialmente, de deixar o tédio de lado.
Você tem uma bolinha ou algum outro brinquedo que seu cachorro adora que você jogue para poder buscar? Essa brincadeira clássica e simples é ótima para ser aplicada para brincar com seu cachorro dentro do apartamento, com todo o cuidado para você não quebrar suas coisas e ele se machucar.
Escolha um lugar livre para ele correr enquanto você joga o brinquedo e pronto! Vocês têm entretenimento por algumas longas horas — além de garantir que ele queime bastante energia com essa atividade!
Não existe brincadeira mais simples e prática para fazer em casa com seu cão do que o esconde-esconde — e acredite, eles adoram! O esconde-esconde é não apenas uma ótima maneira de queimar as calorias do seu amigo canino, como também exercitar a mente e o raciocínio do cachorro.
Esconda-se em algum ambiente do apartamento, com algumas guloseimas na mão. Chame seu cão para que o procure e sempre o recompense com as guloseimas caso ele o encontre. É preciso ter a ajuda de alguém para segurar o seu cão enquanto você se esconde, para que ele realmente tenha que usar o faro e a inteligência para encontrá-lo.
Uma outra boa maneira de entreter seu cão é, ao invés de deixar toda a sua ração disponível tradicionalmente na tigela de comida, escondê-la em diferentes cantos da casa, para estimular que ele busque seu próprio alimento.
Essa atividade entretém o cachorro por bons minutos e ainda o ajuda a treinar o faro e o raciocínio lógico, visto que ele terá que procurar sua própria comida ao invés de apenas visitar o comedouro quando tiver fome.
Você tem uma caneta laser em casa? Uma boa maneira de brincar com seu cachorro dentro do apartamento é utilizar esse simples utensílio para chamar a atenção do seu cão e fazê-lo correr atrás do pontinho iluminado.
Para esse tipo de brincadeira é preciso ter cuidado apenas para não direcionar o laser diretamente nos olhos do cachorro, para não ferir sua retina.
Essas são algumas maneiras simples de brincar com seu cachorro dentro do apartamento. Seja criativo e crie várias outras maneiras de entreter seu cão — e não deixe de voltar aqui para compartilhá-las conosco!
Qual a brincadeira favorita do seu cão? Conte para a gente!