Muitas vezes assumimos que nossos cães se sentem culpados por causa da maneira como agem quando os pegamos fazendo algo que eles não deveriam fazer. Esse olhar culpado — que todos nós estamos familiarizados com vários memes da Internet — é frequentemente percebido como um reconhecimento canino de transgressão ou como uma expressão de remorso. Mas na realidade, o olhar de culpado do seu cão significa algo muito diferente.
Seu cão pode parecer culpado depois de fazer algo errado, mas ele provavelmente está apenas reagindo à sua resposta.
A postura de um cão pode ser traduzida como “culpada” por causa dos movimentos abaixados e inseguros que lembram os de um ser humano quando se sente envergonhado e arrependido. O cão “culpado’ pode esbugalhar os olhos e piscar com mais frequência. Ele também pode evitar o contato com os olhos ou abaixar a cabeça e olhar para você com os brancos de seus olhos expostos.
Ele pode colocar as orelhas para trás, mais perto da sua cabeça. pode lamber os lábios e bocejar, abaixar a cauda e afundar no chão em um movimento de esconder-se, também pode se afastar da cena do crime, como se estivesse muito envergonhado pelo que fez e não consegue enfrentar as consequências.
Mas o olhar culpado do seu cão pode não indicar culpa nenhuma; em vez disso, é mais provável uma reação à resposta de um ser humano ou raiva. Dois estudos, um liderado por Alexandra Horowitz e outro por Julie Hecht, descobriram que quando um cão é confrontado por um proprietário irritado ou perturbado, é mais provável que ele apresente o olhar culpado, independente da culpa ou inocência real.
Cachorros sabem que estão fazendo algo errado?
No estudo de Horowitz, um petisco foi colocado na frente de um cão. O proprietário pediu para ele não comê-lo e, em seguida, saiu do quarto. Horowitz deu alguns petiscos mas não outros. “Em alguns testes os proprietários foram informados de que seu cachorro tinha comido o petisco proibido; em outros, eles foram informados de que seu cão se comportou corretamente e não tocou no petisco”, relatou a ScienceDaily em 2009. Não foi dita necessariamente a verdade aos proprietários se seus cães tinham comido os petiscos ou não.
O estudo de Hecht foi semelhante: os cães participantes foram deixados sozinhos com uma mesa de comida que lhes foi dito para não mexerem. Alguns cães comeram a comida, enquanto outros a ignoraram. Hecht e seus colegas observaram então como os cães cumprimentaram seus proprietários quando retornaram à sala. “Nós não encontramos nenhuma diferença nas saudações entre os cães que comiam o alimento e os cães que não”, escreveu em um ensaio de 2014 para The Dodo. “Nem os proprietários foram capazes de dizer se seus cães tinham comido a comida em sua ausência”.
Em ambos os estudos, as reações culpadas dos cães não estavam relacionadas às suas ações. Horowitz concluiu que o comportamento dos cães estava diretamente ligado às reações de seus donos à situação. Em outras palavras, a condição que evocou a resposta culpada não era a compreensão de um cão sobre sua transgressão, mas sim o conhecimento de que ele estava sendo repreendido por seu dono.
-----------------------------------------------------------------
Pesquisamos sobre os principais problemas que as pessoas que não tem um plano de saúde para seu pet passam e descobrimos 4 deles. O primeiro é o mais importante. Caso queira descobrir quais são é só clicar abaixo.
>>CLIQUE AQUI<<