Quando se encontram, um cão tímido abaixará a cabeça, evitando contato visual direto e gentilmente estenderá sua língua para lamber o focinho de um cão mais dominante e confiante. O primeiro cão lambe o focinho do segundo para reconfirmar que ele vem em paz. Pense nisso como o equivalente ao beijo social.
Cães que já são amigos também trocam beijinhos. Dois amigos caninos fortemente ligados se lamberão e cuidarão um do outro. Eles dão um ao outro “beijos de cachorro” como demonstrações de afeto e amizade. Neste cenário, a hierarquia social dos cães não é um problema. Estes cães sabem e confiam um no outro. Eles também cuidam uns dos outros: um cão que lambe excessivamente o focinho de seu amigo canino pode estar fazendo isso porque o ele tem um tumor, corte ou outra necessidade médica que requer atenção e tratamento.
Ajude seu cão a fazer amizade com seus pares: selecione cuidadosamente cães confiantes-mas-amigáveis e pacientes para brincar com seu cão tímido, para ajudá-lo a aprimorar suas habilidades sociais. Considere também inscrevê-lo em uma aula de treinamento especial que se concentra na socialização, ministrada por um instrutor que seja certificado e tenha prática, técnicas de treinamento positivo.
Não interfira quando seus cachorros brincarem de “beijar” rapidamente uns com os outros. Sente-se e desfrute desta exibição de amizade canina. Em seguida, chame-os e mande-os fazer um comando, como “sentar” ou “agitar as patas”. Oferecer-lhes petiscos simultaneamente como uma recompensa por serem bons uns para os outros.