Donos de gatos sabem que tem em casa animais bastante peculiares e completamente diferentes dos cães, tanto em perfil, como em comportamento. Apesar das diferenças tradicionais entre cães e gatos, ambos manifestam sintomas de ansiedade quando enfrentam situações que são atípicas no seu dia a dia.
Os gatos, mais especificamente, podem sinalizar para seus donos que estão sofrendo quadros de estresse, de maneira muito discreta e, na grande parte das vezes, imperceptível. Ficou curioso para saber se seu gato é ansioso? Separamos abaixo algumas formas que podem ajudá-lo a saber!
Você muito provavelmente sabe que gatos têm o hábito de afiar as unhas em várias partes da casa — especialmente se ele não conta com um arranhador próprio para executar essa atividade. Entretanto, por mais que o gato seja um animal “arranhador”, o excesso de marcas de unha espalhados pela casa pode ser um sinal de que o seu gato é ansioso.
O arranhão é uma maneira do felino colocar para fora alguma angústia causada pela ansiedade e, principalmente, de chamar a sua atenção para algo que está errado. Fique atento a essas marcas, principalmente se o seu gato nunca foi do tipo de arranhar móveis e paredes de casa.
Talvez o comportamento agressivo seja o sinal mais óbvio de que seu gato é ansioso, e é fácil compreender essa situação, visto que cães ansiosos — e até nós mesmos — tendemos a ficar mais agressivos nessa situação.
Veja como seu gato tem reagido à relação com você ou com outras pessoas e animais que visitam sua casa. Caso ele tenha o hábito de ficar muito sozinho, é natural que ele se comporte de maneira agressiva por não estar acostumado com interações. Entretanto, se ele muda drasticamente o comportamento, é sinal de que você deve se atentar a um quadro de ansiedade instalado no seu bichano.
Gatos estressados ou ansiosos nem sempre têm comportamentos fáceis de identificar. Como são naturalmente animais de caráter menos sociável que os cães, por exemplo, é difícil perceber quando eles estão se comportando de maneira mais antissocial ou até mesmo mais confusa.
Por isso, qualquer sinal que você considere ser atípico para seu felino, pode ser um bom motivo para procurar a ajuda de um especialista e avaliar se realmente o seu seu gato é ansioso.
Gatos também demonstram sintomas de ansiedade quando começam a marcar, de maneira compulsiva, o território de toda a casa com urina ou fezes. O gato, como você já deve saber, é um animal bastante asseado e que raramente faz suas necessidades fora da caixa de areia. Exatamente por isso, quando ele começa a se comportar de maneira irregular nesse aspecto, esse é um importante sinal de ansiedade no bichano.
Uma outra maneira de saber que seu seu gato é ansioso é verificar sintomas que são consequências comuns de um quadro de estresse mais avançado. Um bom exemplo são as quedas involuntárias do pelo felino, o constante quadro de tremor, infecções sem motivo aparente ou até mesmo o hábito de se lamber ou morder repetidamente. Todos esses são sinais clássicos de um quadro de ansiedade avançado, que pode afetar a qualidade de vida do seu felino.
Uma vez identificada a ansiedade no seu gato, é preciso saber tratar essa condição e evitar maiores danos para a saúde do animal. Por isso, procure o veterinário imediatamente.
Você acredita que seu gato é ansioso após ler este artigo? Compartilhe com a gente suas impressões!
-----------------------------------------------------------------
Pesquisamos sobre os principais problemas que as pessoas que não tem um plano de saúde para seu pet passam e descobrimos 4 deles. O primeiro é o mais importante. Caso queira descobrir quais são é só clicar abaixo.
>>CLIQUE AQUI<<