Com a chegada da primavera alguns cães e gatos podem ser suscetíveis às alergias. Elas podem ser frustrante tanto para o cão quanto para o tutor. Mas podem ser controladas e tratadas. Os cães não sofrem com coriza e espirros, mas sim lidar com reações relacionadas com a pele. Ao inalar pólen, por exemplo, o sistema imunológico dos cães reage desencadeando uma reação atípica. Isto é, uma hipersensibilidade ou irritação que se manifesta na pele. Isso ocorre mesmo que a pele do animal não tenha estado em contato direto com o alérgeno. As alergias se desenvolvem geralmente entre os 6 meses e os 4 anos de idade do pet, e tendem a piorar com a idade. Na primavera há muito mais quantidade de pólen e isto faz com que o seu pet fique ainda pior do que em outra época do ano.
Sintomas da Alergia ao Pólen:
Os sintomas da alergia canina incluem infecções do ouvido, pele mutiladas e perda de cabelo. Além de outros comportamentos, como coçar, esfregar sua cara no tapete ou no mobiliário e mastigando seus pés. Já para os gatos demonstram mais com asma, rinite, tosse, secreção nasal e ocular. Além disso, alguns gatos podem ter diarreia e vômito.
Prevenção:
A prevenção das alergias pode ser feita com banhos regulares que minimizam o contato do cão com os alérgeno. Sempre que sair para passear em parques escove o pelo do pet. Mas, para amenizar os efeitos do pólen, algumas dicas são de grande ajuda, como evitar passeio nos horários mais cedo e fim de tarde, onde o pólen se concentra mais no ar. Dentro de casa a atenção vai para o pó, tanto da casa como dos objetos do seu bichinho.
Tratamento:
Existem shampoos e sprays que ajudam a proporcionar um alívio temporário para o pet. A adição de ômega 3 e ácidos gordos na dieta do cão ajudam a melhorar a alergia. Os antialérgicos também podem ser utilizados para reduzir os sintomas e melhorar a qualidade geral de vida para o cão afetado. Sempre consulte um veterinário. Outra maneira de controlar essas condições é usar produtos especializados para sua pelagem e cuidar da pele de seu pet.
Cuidados:
Cuidado sempre com plantas, pois existem inúmeras delas que são venenosas e fazem mal aos pets. Caso você use fertilizante, o cuidado é extremamente redobrado. Eles são altamente venenosos para nossos pets, podendo o efeito ser tão intenso que pode chegar à morte. Vale lembrar que na Primavera também é temporada de pulgas. Além disso, a DAPE também ficam mais frequentes por causa da maior quantidade de insetos no ambiente.