Solicite atendimento (16) 3102-6602  |  (16) 3102-0134
SEJA UM PARCEIRO
BLOG
Alergia ao Pólen: Seu pet tem?
02/09/2019

Com a chegada da primavera alguns cães e gatos podem ser suscetíveis às alergias. Elas podem ser frustrante tanto para o cão quanto para o tutor. Mas podem ser controladas e tratadas. Os cães não sofrem com coriza e espirros, mas sim lidar com reações relacionadas com a pele. Ao inalar pólen, por exemplo, o sistema imunológico dos cães reage desencadeando uma reação atípica. Isto é, uma hipersensibilidade ou irritação que se manifesta na pele. Isso ocorre mesmo que a pele do animal não tenha estado em contato direto com o alérgeno. As alergias se desenvolvem geralmente entre os 6 meses e os 4 anos de idade do pet, e tendem a piorar com a idade. Na primavera há muito mais quantidade de pólen e isto faz com que o seu pet fique ainda pior do que em outra época do ano.

Sintomas da Alergia ao Pólen:

Os sintomas da alergia canina incluem infecções do ouvido, pele mutiladas e perda de cabelo. Além de outros comportamentos, como coçar, esfregar sua cara no tapete ou no mobiliário e mastigando seus pés. Já para os gatos demonstram mais com asma, rinite, tosse, secreção nasal e ocular. Além disso, alguns gatos podem ter diarreia e vômito.

Prevenção:

A prevenção das alergias pode ser feita com banhos regulares que minimizam o contato do cão com os alérgeno. Sempre que sair para passear em parques escove o pelo do pet. Mas, para amenizar os efeitos do pólen, algumas dicas são de grande ajuda, como evitar passeio nos horários mais cedo e fim de tarde, onde o pólen  se concentra mais no ar. Dentro de casa a atenção vai para o pó, tanto da casa como dos objetos do seu bichinho.

Tratamento:

Existem shampoos e sprays que ajudam a proporcionar um alívio temporário para o pet. A adição de ômega 3 e ácidos gordos na dieta do cão ajudam a melhorar a alergia. Os antialérgicos também podem ser utilizados para reduzir os sintomas e melhorar a qualidade geral de vida para o cão afetado. Sempre consulte um veterinário. Outra maneira de controlar essas condições é usar produtos especializados para sua pelagem e cuidar da pele de seu pet.

Cuidados:

Cuidado sempre com plantas, pois existem inúmeras delas que são venenosas e fazem mal aos pets. Caso você use fertilizante, o cuidado é extremamente redobrado. Eles são altamente venenosos para nossos pets, podendo o efeito ser tão intenso que pode chegar à morte. Vale lembrar que na Primavera também é temporada de pulgas. Além disso, a DAPE também ficam mais frequentes por causa da maior quantidade de insetos no ambiente.

Últimos posts
Dezembro Verde: Conscientização Nacional Contra o Abandono e Maus-Tratos de Animais.
01/12/2023
A IMPORTÂNCIA DA CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO CONTRA A RAIVA
29/11/2023
Você sabia que seu pet também pode ter depressão?
06/09/2023
Conheça os Cães Guias Amor e dedicação àqueles que mais precisam.
01/09/2023
Descubra como deixar seu pet seguro em momentos inesperados.
22/08/2023
Por período
VETPLAN
Rua Triunfo, 1349 - Sala 306 - 3° Andar
Jardim Botânico - Ribeirão Preto /SP
CNPJ 01.336.509/0001-72 Política de Privacidade
ATENDIMENTO COMERCIAL
De 2ª a 6ª feira das 8h as 18h
(16) 3102-6602
(16) 3102-0134
(16) 99634-1687 contato@vetplan.com.br
CURTA E SIGA
© 2024. VETPLAN. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Opção Comunicação
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
CONTINUAR E FECHAR