Os tratamentos dos pets diagnosticados com câncer de mama são realizados com objetivo inicial de atingir a remissão, termo utilizado em Medicina para designar a fase da doença em que não há sinais de atividade dela, mas não é possível concluir como cura.
Quanto antes diagnosticada a doença, maiores são as chances de cura, por isso a partir dos 5 anos de idade da gata ou cadela, deve-se realizar periodicamente a palpação de todas as mamas. Qualquer tipo e tamanho de “caroço” (massa) encontrado, é motivo para levar ao médico veterinário que fará o diagnóstico correto, com a ajuda de exames como raio x, biópsia, exame de sangue, tomografia computadorizada, ultrassonografia, etc. O tratamento se baseia na remoção cirúrgica (quando possível) e quimioterapia. É importante consultar um especialista antes de tomar qualquer decisão, na medicina veterinária também existem profissionais especializados, os oncologistas.
Realize consultas preventivas e faça sempre a palpação em toda cadeia mamária do seu pet, seja ele fêmea o macho. Prevenir sempre é a melhor opção!