Os gatos são criaturas muito carinhosas e sensíveis, mas podem, frequentemente, tornar-se ansiosos ou frustrados.
Pode ser estranho pensar que seu gatinho possa sofrer de ansiedade. No entanto, um gato estressado é mais comum do que você imagina. Ainda pior, essa condição pode afetar negativamente sua saúde, manifestando-se de várias maneiras, incluindo doenças como cistite e infecção urinária.
Fique atento se o comportamento do seu bichano mudar repentinamente de alguma forma. Ele pode ficar apático, com coceira, tem quedas de pelos, urina fora da caixa, com vômito, diarreia, se lambe excessivamente, mia alto, se torna agressivo, entre outros.
Algumas situações podem desencadear esses sintomas, como a presença de outro animal, alterações de ambientes, alterações em sua rotina, solidão, tédio e confinamento.
A melhor forma de acalmar um gato estressado é oferecer atividades e distrações para o bichinho. Enriquecer o ambiente, tornando-o mais atrativo, pode fazer com que ele gaste suas energias e se mantenha mais calmo. Disponibilize brinquedos pensados para eles, dos modelos atuais, os que fornecem petiscos e alimentos são os mais eficazes. Com um ambiente confortável e estimulante, seu pet certamente ficará feliz e tranquilo!
No entanto, é sempre bom ficar atento aos sinais que ele lhe dá, pois pode significar que seu gatinho não está bem. Neste caso, procure um médico veterinário.