A placa e o tártaro podem causar, além do mau hálito, além de graves complicações para os nossos peludos, como a perda dos dentes e infecções no coração e nos rins.
A limpeza dos dentes e a remoção completa do tártaro devem ser feitas por um veterinário e envolve a anestesia geral. O problema é que alguns cães possuem condições de saúde onde a anestesia significa um risco elevado. Então, para que você possa proporcionar ao seu amigo os melhores cuidados e prevenir a formação de tártaro, deixamos algumas dicas.
• Escovação: uma das melhores estratégias que você pode desenvolver é a de acostumar seu animal de estimação desde filhote à escovação por, pelo menos, três vezes por semana. Isso será muito difícil no começo, visto que o animal brigará um pouco, mas tenha paciência.
• Dieta: normalmente a dieta caseira produz tártaro de uma maneira mais rápida que a dieta à base de ração. Isso porque a ração está desenhada para ajudar a limpar os dentes do animal.
• Brinquedos: vendem muitos biscoitos e brinquedos para animais de estimação que ajudarão a limpar os dentes do seu animal. Procure aqueles que são de borracha e tem buracos onde introduzem os dentes enquanto o animal morde, assim ele irá limpar os dentes e também se divertirá.
Com esses cuidados, poderá prolongar a vida de seu animal de estimação e, mais que isso, fazer com que seja o mais feliz e saudável possível.