Os cuidados com a pelagem não se restringem somente à estética, mas também à saúde do seu cão. Enquanto pelos brilhantes e macios podem indicar uma saúde perfeita, pelos opacos, fracos e sem vida podem ser sinais de que algo está errado com seu pet. Confira 5 formas de mantê-lo saudável:
• Nutrição perfeita
Uma dieta saudável e balanceada é uma das maiores chaves para que a pelagem esteja sempre forte e brilhante. Converse com seu veterinário de confiança para elaborar uma dieta ideal para as necessidades do seu pet de acordo com a raça, o porte, a faixa etária ou até algumas necessidades específicas que demandem rações medicamentosas.
• Banhos são importantes
É muito importante que seu cachorro tome banhos semanais, e é preciso ficar atento aos diferentes tipos de shampoo e condicionador utilizados. Nunca use o seu próprio shampoo para dar banho no seu cachorro, pois isso pode causar alergias.
• Escovação é fundamental
Mesmo que você sempre leve seu cachorro à pet shop para banho e tosa, a escovação dos pelos em casa entre uma “sessão de beleza” e outra é muito importante para eliminar pelos mortos e desfazer possíveis emaranhados que podem ser muito incômodos ao seu pet.
• Proteção contra sol
Os raios de sol podem ser perigosos aos pets tanto quanto são para nós. Cachorros, especialmente os de pele rosada e pelos brancos, também podem desenvolver câncer de pele devido à exposição excessiva ao sol, por isso, consulte seu veterinário sobre qual o melhor protetor solar para o seu pet.