O clima quente e úmido pode se tornar um grande vilão para a saúde da pele e dos pelos dos pets. A proliferação de parasitas como fungos, ácaros, pulgas, piolhos e carrapatos, e as reações alérgicas secundárias a diversos fatores, podem dificultar a manutenção do bem-estar do nosso amiguinho. Por isso, alguns cuidados são importantes para diminuir o risco de desenvolver dermatites e evitar o sofrimento com coceira e feridas.
1. Escove diariamente seu pet, pois assim você remove a sujeira e os pelos mortos, massageia a pele, ativa a circulação, beneficia a saúde e traz bem-estar a ele.
2. Os banhos não devem ter frequência menor do que sete dias, exceto em casos específicos sob orientação do veterinário.
3. Utilize produtos neutros, que não irão agredir a pele e retirar em excesso a oleosidade natural.
4. É importante secar bem após o banho, tanto os cães quanto os gatos, principalmente os que possuem pelagem longa e densa, que ficam em ambientes fechados ou à sombra. O abafamento e a umidade favorecem a proliferação de fungos e bactérias, que podem levar a problemas de pele.
5. Após molhar o cão durante um passeio ou atividade ao ar livre, certifique-se de que antes do anoitecer o pelo já esteja seco.
6. Animais com dobras de pele merecem cuidado especial. Eles devem ter estas regiões higienizadas diariamente evitando o acúmulo de oleosidade, sujeira e secreções.
7. Animais com a pele clara e pelagem branca devem usar protetor solar para prevenir o câncer de pele. Assim como os humanos, eles são suscetíveis aos raios UV. Atenção especial às áreas mais expostas, como focinho, ponta das orelhas e patas.
Se você notar que seu pet se coça com mais frequência ou que a pele está avermelhada e machucada, consulte um médico
veterinário de confiança para avaliação.