Muito mais do que ensinar um animal de estimação a realizar alguns truques, o adestramento tem o objetivo de integrá-lo, da melhor maneira possível, na sociedade e oferecer a ele (e ao seu tutor) melhor qualidade de vida e de relacionamento.
Como não é uma profissão regulamentada, existem excelentes profissionais e outros nem tanto assim. Um mau profissional pode causar danos irreversíveis no convívio com o seu cão. Por isso, é muito importante escolher bem o adestrador.
Existem alguns fatores que podem e devem influenciar na sua escolha:
- Referências do profissional - busque referências com outros tutores, procure saber se possui formação na área, quantos anos de experiência, se está atualizado em relação às técnicas mais modernas de treinamento, etc. Também observe a interação entre o seu animal e o adestrador.
- Método a ser utilizado no adestramento - procure saber qual é o método utilizado pelo profissional que você deseja contratar e avalie se será confortável para você e seu pet.
- Participação do tutor nos treinamentos - a participação no processo de treinamento é muito importante, afinal, desenvolver uma boa relação entre o bichinho e seu tutor é um dos objetivos do adestramento.
- Melhora no comportamento do animal - um bom processo educativo leva tempo, não acontece da noite para o dia. Porém, é preciso que o dono observe se há melhoras no comportamento do animal e se o trabalho do adestrador tem gerado o resultado esperado.