Chega a primavera, e para vários cãezinhos curiosos, significa várias criaturas barulhentas voando pelo quintal. Alguns animais de estimação gostam de perseguir insetos no jardim, porém alguns deles podem trazer sérios danos, como abelhas e vespas.
Frequentemente, cães curiosos levarão uma picada no rosto que, na maioria das vezes pode ser engraçado, mas também pode ser doloroso e até letal. Picadas múltiplas, na boca ou na garganta em especial, são perigosas.
Caso o seu cão seja picado por uma abelha, abaixo segue o procedimento:
1. Remova o ferrão.
Use as unhas ou um pedaço rígido de papelão para forçar a retirada do ferrão. Se possível, evite usar pinças, pois pode forçar ainda mais veneno no filhote.
2. Alivie a dor.
Uma mistura fraca de água e bicarbonato de sódio aplicado na área ajuda a aliviar a dor. Aplicar um cubo de gelo enrolado em uma toalha também ajuda na redução da dor e do inchaço. Antes de dar qualquer anti-inflamatório, é necessário consultar o veterinário.
3. Espere uma reação:
Alguns cães são alérgicos a picadas de abelhas ou vespas. Reações alérgicas podem ser fatais, então procure por sintomas como fraqueza, dificuldade na respiração ou inchaço na região da picada. Caso algum destes sintomas ocorra, ligue para o veterinário e explique a situação e diga que está a caminho.
4. Vá ao veterinário.
Se o seu cão estiver mostrando sinais de reação alérgica, foi picado várias vezes, ou foi picado na boca ou garganta, é preciso levá-lo ao veterinário imediatamente.
É impossível impedir que abelhas e vespas voem no jardim, mas é possível ajudar a prevenir picadas futuras mantendo o cão longe de flores, onde as abelhas adoram coletar pólen e néctar. Cheque em volta da casa e garanta que você não está sendo anfitrião de cachos de abelha e de ninho de vespas. Caso coloque armadilhas, certifique-se de colocar alto o suficiente para que animais e crianças não alcancem.
Por fim, cheque o pote de água dos animais regularmente. Abelhas e vespas podem se afogar lá, mas o ferrão ainda pode causar danos se o seu cão quiser fazer um lanche do inseto.
Pequenas medidas preventivas pode fazer uma grande diferença e prevenir emergências e contas gigantes do veterinário!