As doenças do mundo dos pets são muitas, e os animais que recebem as principais vacinas já ficam livres da incidência de uma série de problemas sérios que acometem os bichinhos de estimação com frequência. No entanto, nos dias de hoje, o câncer de mama em cadelas e gatas, assim como uma enorme variedade de tumores malignos, já fazem parte da lista de doenças mais temidas entre os donos de cãezinhos de estimação.
Embora muitos possam acreditar que o câncer de mama do mundo canino e felino é um problema que atinge, exclusivamente as fêmeas; esse pensamento é equivocado, já que, apesar de haver uma propensão bem maior dessa doença nas fêmeas, ela também pode afetar os machos em alguns casos.
O câncer de mama ainda é o tumor mais comum entre as cadelas e gatas, mas em felinos a probabilidade de malignidade é maior, de 80% a 90%. Já nos cães é de 50% a 60%.
A castração em fêmeas, antes do primeiro cio, é hoje considerada a melhor forma de prevenção deste tipo de doença, visto que as disfunções hormonais estão ligadas ao aparecimento do câncer de mama.