Muitas pessoas desconhecem a importância da doação ou têm receio de que possa ser arriscado para seu animalzinho. A maioria só fica ciente quando seu pet – vítima de doença, intoxicação ou mesmo acidente – necessita de uma bolsa de sangue.
O ato de levar seu pet para doar sangue, além de ajudar a salvar vidas, tem outra ação interessante, a de saber como está a saúde de seu animalzinho, visto que são realizados vários exames laboratoriais como hemograma completo, função renal e hepática, além de hemoparasitoses e doença infectocontagiosas.
O procedimento é totalmente seguro, indolor e muito parecido com a doação de sangue dos humanos. O intervalo mínimo entre as doações são 3 meses.
Porém, há alguns pré-requisitos para a doação, como idade de 1 a 7 anos para cães e felinos, o peso deve ser acima de 25kg para cães e 4kg para gatos, ambos devem apresentar comportamento dócil, vacinações e vermifugações em dia, controle de pulgas e carrapatos atualizados, não apresentar doença ou transfusão prévia e as fêmeas não podem estar grávidas, amamentando ou no cio.
Portanto, se você tem um cão ou gato, pense com carinho e abrace essa ideia!