A sociabilização dos pets é muito importante para o processo de desenvolvimento, onde vão aprender a se adaptar aos estímulos do mundo, como pessoas, outros animais, sons diferentes, carros, objetos, etc.
Porém, quando não têm esse contato, os pets podem não ficar à vontade diante dessas situações, demonstrando medo ou até mesmo agressividade.
Estes filhotes permanecem imaturos, insociáveis, podendo desenvolver problemas comportamentais e alterações como correr atrás do rabo, tremores, dificuldade no aprendizado e reações vagarosas a novos estímulos.
É recomendado iniciar a sociabilização do filhote entre o 2º e o 3º mês de vida, porque é nessa fase que o cérebro está aberto às novas experiências. Apresente pessoas de diferentes idades, alturas, etnias, outros animais, cheiros, objetos e sons que estarão presentes no dia a dia do cãozinho, como aspirador de pó, secador de cabelos, liquidificador, TV, carros, etc.
Contudo, pets de qualquer idade podem ser sociabilizados, caso não tenham passado por essa fase quando filhotes Só vai precisar de um pouco mais de paciência e persistência no treino. A sociabilização deve ser feita de forma gradual, respeitando o limite do animal, e associando os estímulos novos às coisas boas que ele goste, como, por exemplo, petiscos, carinho ou brinquedos.
Um animal sociabilizado é muito mais confiante, lida bem com diversas situações e convive de forma tranquila com sua família e em meio à sociedade.