A tosa higiênica é feita para manter a higiene e a limpeza do cachorro, ela consiste em aparar os pelos das patas (principalmente embaixo, entre as almofadas, para evitar que o cachorro fique escorregando no chão liso ou para evitar que fique encardido) e aparar a área íntima do cachorro, pois essa região acaba ficando com resquícios de urina e fezes, concentrando um cheiro ruim e sujeira.
Principalmente com o clima quente, moscas e mosquitos começam a rondar o cachorro, atraídas pelos resíduos de xixi e cocô que ficam no pelo. Esses insetos podem colocar ovos no cachorro, causando bicheiras e bernes.
Se você tiver segurança, você mesmo pode fazer a tosa higiênica, caso seu cachorro fique calmo durante o procedimento e você tenha confiança para manusear a tesoura nessas regiões. Mas se você tiver dúvida, é mais seguro levar seu cachorro na petshop e pedir uma tosa higiênica – que é mais barata que a tosa normal.
Essas raças costumam ter o pelo médio, sem crescimento infinito. Costumam soltar bastante pelo e precisam de tosa higiênica nas partes íntimas (genital e ânus).
– Cavalier King Charles Spaniel
– Husky Siberiano
– Golden Retriever
– Chow Chow
– Akita
– Spitz Alemão Anão (Lulu da Pomerânia)
– Bernese Mountain Dog
– Border Collie
– Borzoi
– Collie
– Griffon de Bruxelas
– Pastor de Shetland
– Setter Irlandês
– Kuvasz