O final de ano, quando ocorrem as festas de Natal e Reveillon, é marcado por um grande número de fugas de animais. Entre as razões estão os fogos de artifícios, eles ficam com tanto medo que fogem; a agitação em casa, já que muitos convidados aparecem para as comemorações e isso pode estressar os animais; e o descuido, com o entra e sai de pessoas uma porta ou portão podem ser deixados abertos e os bichinhos vão para a rua e se perdem.
Diante disso, todo animal deve ser identificado com uma plaquinha na coleira com nome e telefone dos tutores. Mesmo que ele fique dentro de casa, é muito importante deixar a identificação.
Basta um piscar de olhos para que os peludos saiam de casa e se percam e usar uma identificação pode afastar dores de cabeça.
Não há como garantir que eles nunca vão fugir ou que jamais irão se perder, então é melhor se prevenir.
Os animais ficam vulneráveis nas ruas, especialmente aqueles que não tem esse hábito e coisas nada boas podem acontecer a eles.
Mesmo que o animal escape e fique perdido, a chance dele ser resgatado e devolvido aos donos será muito maior se ele usar uma plaquinha de identificação.
Se o cão não for acostumado a ficar sempre de coleira, a dica é colocar por alguns minutos e ir aumentando esse tempo dia a dia.