As festas de final de ano são ótimas, comida boa, muitas pessoas que gostamos por perto, música num volume mais alto que o normal. Tudo isso é uma delícia, mas quem tem Pet em casa precisa tomar alguns cuidados para mantê-lo em segurança e saudável.
Sair da rotina dando uma festa pode significar uma casa cheia de potenciais riscos aos animais de estimação. Para isso não acontecer, coloque em prática algumas dicas importantes.
Na decoração, evite usar velas de verdade, pois acesas podem ser derrubadas pelo animal causando queimaduras nele ou em outras pessoas e até mesmo um incêndio.
Use plantas artificiais, já que algumas naturais típicas do Natal, podem ser tóxicas aos animais.
Escolha o lugar mais seguro possível e fixe a árvore de natal no chão para que não tenha o risco de cair sobre o animal enquanto ele brinca pela casa. Se possível bloqueie o acesso do peludo à árvore. Enfeites somente os não quebráveis. Os fios e cabos de extensão também devem ser mantidos fora do alcance dos Pets.
Em relação à comida, evite que o seu amigo de patas tenha acesso ao que não come normalmente. As comidas natalinas costumam ser gordurosas e isso faz mal aos bichos. Bebidas alcoólicas também devem ser mantidas fora do alcance deles sempre.
Se for presentear o seu Pet escolha presentes comestíveis próprios para eles. Certifique-se que não farão mal. Quanto aos brinquedos, considere os hábitos e preferências nas brincadeiras dele. Por exemplo, se o cão gosta de mastigar não escolha um brinquedo que vá durar pouco e ainda pode ser ingerido.
Se possível, antes da festa começar prepare um lugar seguro para o seu animal de estimação ficar tranquilo e oriente os convidados para não oferecerem comida, bebida ou objetos para ele.