Você já ouviu falar em Cães de Assistência? São cachorros treinados para ajudarem pessoas que possuem algum tipo de deficiência ou necessidade especial. Muitos se tornam verdadeiros anjos da guarda dos seres humanos.
Os Cães de Assistência têm várias funções.
Uma delas é a parceria com pessoas cadeirantes, onde eles conseguem executar algumas funções importantes, como por exemplo, ajudar a abrir e fechar portas, chamar o elevador, pegar objetos caídos no chão.
Os Cães de Apoio Emocional são direcionados para pessoas com questões psicológicas e/ou psiquiátricas que dificultam e interferem em sua vida, bem como síndromes e transtornos de várias categorias. Cães especialmente treinados podem reduzir o estresse nessas pessoas, equilibrando suas relações sociais e melhorando sua rotina diária.
Outra função é o de Cão Guia para pessoas cegas. O animal frequentará todos os locais com o seu parceiro como shopping, teatro, cinema, padarias, ônibus, avião, etc.
Os Cães Ouvintes são treinados para ajudarem pessoas, com baixa audição ou surdas, a serem alertadas a sons importantes de sua rotina como: campainhas, alarmes, telefone, etc. Ajudam também fora de casa alertando para sons de sirenes, alertas de saídas de veículos, aproximação de pessoas fora da visão da pessoa surda.
Cães de Alerta Médico detectam variações quando ocorrem alterações no corpo do seu tutor. Por exemplo, o diabetes causa mudança no odor do corpo, não perceptível ao olfato humano. Com o olfato apurado, os cães são treinados para perceberem alterações nos níveis de açúcar no sangue e interferirem antes que algo aconteça.
Da mesma forma ocorre com crises de epilepsia, onde o animal é treinado para detectar e antecipar tais crises avisando seu tutor ou pessoa da família.