Quem nunca viu a imagem de um gatinho com os bigodes sujinhos de leite, não sabe o que é uma imagem fofa.
Porém, na natureza, os felinos em geral depois de adultos não têm contato com leite.
Cães e gatos são mamíferos e quando filhotes, se alimentam exclusivamente do leite produzido por suas mães, por um certo tempo, depois disso são desmamados e passam a comer ração.
Fornecer leite de vaca para cães e gatos filhotes ou adultos é um erro. Eles podem sofrer com mal-estar, dor de barriga, diarreias e em casos mais graves desnutrição, que pode levar a óbito.
Esses animais nascem com o sistema digestório adaptado para aproveitar o leite somente quando são filhotes. Para isso, eles produzem uma enzima chamada lactase, responsável por quebrar e absorver a lactose, que é o açúcar presente no leite.
Depois que os pets são desmamados, o organismo deles passa a produzir pequenas quantidades de lactase, que não são suficientes para quebrar toda a lactose presente no leite de vaca.
Para alimentar filhotes de cães e gatos, que não puderem tomar o leite das mães, o recomendado é usar produtos industrializados formulados especialmente para as necessidades desses pets, sempre de acordo com a recomendação de um veterinário. Após uma avaliação o profissional fará a indicação do alimento e quantidade que o filhote poderá receber como alimento.
No caso de animais adultos, todos os nutrientes necessários podem ser obtidos com uma ração de boa qualidade, não sendo necessário introduzir leite na alimentação dos pets.