A cegueira pode atingir os animais, isso porque eles também estão sujeitos a problemas de saúde, como os humanos.
A diferença é que os pets com problemas na visão possuem o olfato e a audição mais aguçados, diferente das pessoas, entretanto, esses fatores não diminuem a gravidade da condição nos bichos.
Da mesma forma que ocorre com seres humanos, a cegueira canina também pode estar associada a diversos problemas de saúde, que vão de complicações como a doença do carrapato, às doenças oculares, como o glaucoma. Também não podemos excluir traumas na região dos olhos.
Somente um veterinário é capaz de identificar a causa da cegueira em cachorro, mas duas são as mais comuns: a catarata canina e a degeneração de retina. Ambas afetam principalmente cães idosos, não importando a raça.
Sintomas da cegueira
Os primeiros sintomas da cegueira em cachorro são vistos principalmente no comportamento do pet, como maior dificuldade em enxergar durante a noite.
Os cães possuem uma ótima visão, principalmente no escuro, então, quando ele começa a bater a cabeça nos móveis em casa e não acompanha a bolinha quando ela é jogada, é sinal de que algo não vai bem.
Outro sinal é que o cachorro tende a ficar mais quieto e lento nos movimentos habituais quando está ficando cego. Além disso, é possível notar que as íris dos olhos também ficam mais opacas.
Ao menor sinal procure um médico veterinário.