Não é raro encontrar um pet mais gordinho. O sedentarismo e má alimentação são as principais causas da obesidade em animais.
O excesso de peso nos Pets também é sinônimo de problemas de saúde, assim como nos humanos. Doenças hepáticas, ósseas, cardíacas, circulatórias, pancreatite, prisão de ventre e diabetes são alguns problemas causados pela obesidade em animais.
O costume de oferecer comidas humanas como chocolate, pizza, pão e queijo para os pets, é uma das atitudes que causa o sobrepeso.
Ao oferecer alimentos diferentes, o dono acha que está agradando seu animal, mas na verdade o está prejudicando. Muitas substâncias, inclusive, não são totalmente digeridas pelo organismo deles, portanto, não podem ser dadas.
A falta de atividade física também afeta a saúde dos bichos e contribui com a obesidade. Assim, o pet que não é incentivado a correr, brincar ou não passeia diariamente tem mais probabilidade de sofrer com a obesidade.
Há ainda os pets que são mais propensos a engordar: os mais velhos e os castrados, principalmente, exigem cuidados redobrados. Algumas raças de cães também engordam com mais facilidade, como: Beagle, Pug, Bulldog inglês, Labrador, Cocker, Rottweiler, Terra Nova, Boxer, Pastor Alemão e Shih-tzu. No caso dos gatos, os mistos ou mestiços têm maior chance de desenvolver a doença.
Se você tem um animal de estimação obeso, o primeiro passo é procurar um veterinário. Ele vai orientar sobre as necessidades do Pet e definir a alimentação adequada de acordo com a idade, porte e estilo de vida do bichinho.
Os exercícios também devem ser controlados, para que o animal obeso não se exercite mais do que pode.