A cor do xixi do seu pet pode dizer muito sobre a saúde dele. Além da cor, a frequência, o odor e o volume do líquido são capazes de apontar diferentes problemas.
Tanto cores escuras como claras demais podem indicar problemas mais sérios, então confira a lista abaixo com as cores do xixi:
Alaranjada: a urina na cor laranja pode indicar problemas no fígado ou quadros de desidratação;
Avermelhada: tons avermelhados ou rosados sugerem doenças no trato urinário, como infecções, mas podem ser também indicações de quadros de hemorragia ou tumor;
Amarronzada: quando a urina fica com essa característica, ela sugere destruição dos glóbulos vermelhos, o que pode acontecer por várias razões, como lesões internas e reação a toxinas.
Frequência e volume de xixi de cachorro
Fazer xixi demais nem sempre é algo sério. Se for aumento de volume, o cachorro pode apenas ter consumido muito líquido e se for aumento de frequência, pode estar marcando território.
Porém, fora dessas circunstâncias, algumas doenças podem causar alterações no volume ou na frequência urinária.
Se o pet estiver fazendo pouco xixi, também é preciso buscar ajuda. Desidratação, cálculos, inflamações e até tumores podem levar a essa redução.
Já os felinos em geral são animais que retêm muita água e a ingerem em pouca quantidade. Por isso, sua urina é muito concentrada e tem um pH levemente ácido, beirando em torno de 6.0 a 6.5. Eles não tem um padrão, o indicado é que o tutor fique atento às mudanças de comportamento. E procure ajuda especializada sempre que perceber comportamentos fora do comum.