Bom seria se pudéssemos levar nossos pets para todos os lugares, inclusive no trabalho, porém isso não é possível e muitas vezes é necessário deixá-los sozinhos em casa.
Um cachorro que fica muito tempo sozinho pode desenvolver alterações comportamentais, como agitação, ansiedade e até estresse.
Essa situação pode levar a problemas como feridas por lambidas excessivas, latidos e baixa imunidade.
Porém, isso não significa que você não pode deixar seu amigo sozinho. É importante fornecer os estímulos corretos diariamente, para que ele fique relaxado e não tenha problemas.
É preciso sempre ter um tempo do dia para levar o animal para passear, gastar energia e brincar. Os pets precisam ter um tempo junto ao tutor para socializar e amenizar o estresse.
Veja algumas dicas para deixar o seu cachorro sozinho em casa.
Os filhotes precisam de mais supervisão. Além de bagunceiros os filhotes podem pôr em risco sua integridade física, ao ingerir algum objeto ou cair de um móvel, por exemplo.
Para os cachorros mais velhos, os problemas são outros. Os idosos costumam ser tranquilos e passam longos momentos sozinhos tranquilamente. No entanto, caso seu amigo tenha alguma doença ou problema de locomoção, ele também precisará de maior atenção.
Se você precisar deixar seu amigão sozinho, a dica é oferecer um ótimo ambiente para ele.
Não deixe o animal em um ambiente muito pequeno, isso pode estressá-lo;
Deixe a área iluminada e ventilada, para melhorar o bem-estar do peludo;
Forneça a quantidade ideal de ração e água para o cachorro ficar sozinho;
Deixe uma caminha arrumada para quando o cão quiser descansar;
Disponibilize brinquedos. Assim, o pet se distrai e não vê o tempo passar.