O adestramento de cães é uma preocupação constante para muitos tutores e ensinar alguns truques ao seu amigo de patas pode facilitar muito as tarefas do dia a dia com ele.
Se você não quer gastar com um profissional de adestramento pode, por conta própria, ensinar alguns comandos básicos para o seu Pet.
Ensinar os comandos básicos para cães reforçam comportamentos positivos e ainda contribuem para o bem-estar físico e mental do animal, com o estímulo da memória e do raciocínio, diminuição da ansiedade e a correção de problemas de comportamento.
Os tutores não podem esquecer de três passos importantes: repetição dos exercícios, petiscos como recompensa e frases de incentivo.
Veja as dicas de alguns truques básicos a seguir:
Sentar:
Com um petisco na mão, mostre para o cachorro, mantendo-o perto do nariz dele. Mova o petisco até a parte de trás da cabeça do animal forçando-o a sentar. Quando ele sentar diga “senta” e dê o petisco para ele.
Dar a pata:
Primeiro dê o comando para o cão sentar. Em seguida esconda um petisco na mão e feche-a em punho e deixe que ele cheire. Espere até que o cão estique a pata na sua direção para tentar abri-la. Quando ele ficar com a pata na sua mão fale o comando “dá a pata” e dê o petisco a ele.
Deitar:
Para ensinar o cachorro a deitar pegue um petisco e segure-o com a mão fechada. Aproxime a mão do focinho do cachorro e faça com que ele cheire, para identificar a presença do petisco. Encoste a mão fechada no chão. Ele a seguirá. Em seguida deslize a mão pelo chão à frente do cachorro para indicar que ele deve segui-la. Não esqueça do comando “deita” e do petisco.
Fica:
Para ensinar o cachorro a ficar, primeiro dê o comando de sentar. Abra a palma da mão à frente do cachorro sem tocá-lo e diga “fica”. Dê alguns passos para trás e repita o comando “fica”. Recompense com petisco.