A variedade de alimentos para gatos é grande e muitas vezes o tutor pode ficar em dúvida sobre qual a ração comprar para o seu bichano.
Se você também tem dúvidas, separamos algumas dicas importantes.
O primeiro detalhe a observar é a idade do felino, se é um filhote, adulto ou idoso. Se o seu animal de estimação tiver menos de 12 meses, você deve optar por um alimento para filhote, que tem os nutrientes necessários para que ele cresça saudável. Já a partir dos 12 meses em diante seu gato já é adulto, então deve ser oferecido alimento para adultos que o manterá saudável.
Há também alimentos para gatos idosos, que tenham a partir de 10 ou 11 anos de idade.
O tutor também precisa ter em mente que alguns animais têm uma dieta especial. Neste caso, o Médico-veterinário vai prescrever qual o alimento ideal.
Animais obesos, por exemplo, precisam de uma alimentação menos calórica. Já os com doença renal necessitam de uma formulação que trata a formação de cálculos.
Gatos castrados também precisam de uma alimentação diferente, pois além das mudanças hormonais, metabólicas e comportamentais, esses gatos tendem a comerem mais e se movimentarem menos. Esse quadro aumenta a probabilidade do felino se tornar obeso.