Muitos cachorros não comem quando estão sozinhos em casa, mas é só o dono chegar que logo eles correm se alimentar. Existem várias explicações para esse comportamento, que não é muito saudável.
Ansiedade de separação
A ansiedade de separação pode ser um dos motivos para o cão não comer quando está sozinho em casa, porém não é uma regra, já que alguns cachorros com ansiedade de separação comem normalmente, mesmo que estejam agindo em pânico.
Um cão com ansiedade de separação manifesta angústia, comportamento destrutivo, faz sujeiras pela casa e late excessivamente.
Tensão territorial
Alguns cães ficam apreensivos quando estão sozinhos e passam a maior parte do tempo assustados com cada ruído diferente que escutam.
Então, uma vez que os tutores retornam, esses cachorros se sentem aliviados porque não precisam mais carregar o fardo de proteger o lar e é quando eles se sentem seguros novamente para comerem.
Comer com Companhia
Os cães são animais que adoram viver em sociedade e muitos tutores, inconscientemente, estabelecem um hábito de alimentação supervisionada como uma forma de criar uma ligação maior com seu pet.
Esse hábito pode fazer com que seu cachorro não consiga comer durante a sua ausência.
O que fazer para que o cão passe a comer quando está sozinho?
A forma de resolver este problema dependerá da causa inicial. Veja as dicas:
Para o cão que sofre de ansiedade de separação ou aquele que é inseguro quanto a proteção de seu território, não fique se despedindo quando sair de casa e não faça muita festa quando voltar. Aja naturalmente para que ele não pense que só quando você está em casa é bom e seguro.
Para os cães que só comem na companhia do tutor, no início fique com ele enquanto começa a comer, depois se afaste, para que ele continue a comer mesmo que você fique fora da vista por alguns segundos.