A lambedura do gato é o principal método de limpeza deste animal. Mas e se, por algum motivo, ele não conseguir se lamber ou não tem esse costume, o que podemos fazer?
Gatos obesos, por exemplo, têm muita dificuldade em fazer a própria higiene usando o método da lambedura e se o animal deixar de se lamber ele ficará com odor de urina mais acentuado. Outro problema decorrente da falta de lambeduras é a caspa, indicativo de couro cabeludo seco, o que causa muita coceira no felino.
Para evitar que o seu gato, que não pratica a lambedura, fique com odor desagradável ou sofra com caspas e coceiras, você pode ajudá-lo a se limpar.
Os banhos são recomendados aos felinos em casos de extrema necessidade. Em gatos que não conseguem se lamber, o banho pode ser realizado uma vez por mês. Essa frequência pode ser maior, caso seja necessário, porém sempre com moderação.
A genitália do animal é uma região muito sensível e que precisa de limpeza cuidadosa. Pode ser feita com uma toalha ou lenço umedecido, delicadamente, depois que o gato fizer suas necessidades.
Outra recomendação é escovar a pelagem do gato, do pescoço até a cauda, para remover o excesso de sujeira da superfície do corpo. A escovação a cada dois dias é suficiente, ou quando necessário.
Banho sem água também é uma alternativa. Use xampu à seco, que consiste em uma espuma higienizadora que permite limpar os pelos do bichano sem molhá-los.