A troca dos dentes de leite pelos permanentes ocorre entre os 4 e 7 meses.
Saiba também que é muito importante cuidar dos dentes do seu amigo de patas, pois eles têm um papel importante na vida dele para a alimentação, brincadeiras e até comportamentos.
É com os dentes que o cão conhece a força que possui quando é filhote, ao morder um outro animal ou pessoa e ser recriminado quando passa dos limites.
Triturar os alimentos também é uma função dos dentes desde filhotinhos, quando a ração é inserida na alimentação na fase do desmame.
Também é com os dentes que o animal pega objetos e brinquedos para brincar sozinho ou acompanhado, quando o tutor arremessa algo para ele buscar.
Assim como os humanos, os cães têm vários tipos de dentes que exercem funções diferentes. Dos 42 dentes de um cão adulto, eles são divididos entre:
Incisivos - são os dentes da frente, sendo seis na parte inferior e seis superiores. A principal função desses dentes é raspar os alimentos ou remover algo do pelo como sujeira ou pulgas e carrapatos.
Caninos – também localizados na parte da frente logo depois dos incisivos, sendo dois em cima e dois em baixo, os caninos permitem perfurar e triturar alimentos e também segurar objetos com mais força.
Pré-molares – são 8 na parte superior, sendo 4 de cada lado e oito na parte inferior. São dentes mais afiados e utilizados para a mastigação e trituração de alimentos.
Molares – localizados na parte de trás da boca, quatro em cima e seis em baixo, os molares são usados para quebrar alimentos mais duros.