Quem é que não fica ansioso pela chegada de um pet na família?!
Ainda mais se for um filhote - ou melhor, um gato filhote! Dá muita vontade de pegar no colo e ficar abraçadinho o dia todo.
Claro que esse carinho é sempre bem-vindo. Mas também é importante estar atento a alguns cuidados especiais para que o gatinho se fortaleça e cresça saudável e feliz.
A seguir, apontamos 5 dicas que podem ajudar você a receber o bichano da melhor forma possível:
1. Priorize o descanso do gatinho
Filhotes de gato dormem até 20 horas por dia - enquanto felinos adultos dormem cerca de 16 horas. Por isso, não se espante. Reserve um cantinho aconchegante e tranquilo para que seu gatinho descanse tranquilamente.
Camas macias, almofadas fofinhas e cobertores quentinhos são excelentes opções, pois recriam o contato com a mãe e os irmãos.
2. Reserve uma caixa de areia para o filhote
A caixinha de areia é um item muito importante para a saúde do gatinho. Deve ser instalada em um lugar de fácil acesso e longe das tigelas de água e comida. O bichano precisa ser ensinado a usar o recipiente desde o início, e deve se adaptar rapidamente. Se existirem outros animais na casa, atente-se para que a caixinha do filhote seja utilizada somente por ele.
3. Proteja o bichano de várias formas possíveis
Não, seu gatinho não tem 7 vidas. Por isso, redobre a atenção dentro de casa. Medidas simples ajudam a mantê-lo sempre em segurança:
● Se você mora em apartamento, instale redes de proteção em todas as janelas e varandas.
Mantenha velas, remédios, produtos de limpeza, materiais cortantes e qualquer produto químico tóxico fora do alcance do seu gatinho.
● Não deixe seu gatinho fora de casa. Como ainda ele ainda não tem a agilidade de um gato adulto, ele pode ser atacado por cães ou mesmo por outros gatos. Além disso, um filhote solto na rua corre o risco de ser envenenado ou até atropelado.
Manter um estilo de vida mais caseiro pode reduzir as chances de contrair doenças que podem ser fatais, como PIF, FIV e FelV.
4. Crie boas memórias com muito carinho
Nos três primeiros meses de vida, os momentos vivenciados são lembrados com mais intensidade e guardados para sempre.
Por isso, proporcionar experiências agradáveis pode ser determinante para estimular um crescimento saudável. Muito carinho e brincadeiras divertidas podem fazer toda a diferença.
Brinquedinhos que emitem sons, pulam e chamam a atenção do filhote são excelentes opções. Arranhadores e móveis que recriam um ambiente similar à natureza também estimulam os comportamentos típicos do animal - o que pode ser feito por meio de abrigos, esconderijos e objetos de escalar, por exemplo.
Boas memórias também dependem de boas relações. Gradualmente, apresente seu filhote para outras pessoas e outros pets, assim como novos sons e ambientes. Desta forma, seu gatinho consegue estabelecer novas conexões externas, o que reduzirá estranhamentos futuros na hora de ir ao veterinário ou fazer uma viagem, por exemplo.
5. Atenção à alimentação do felino
Cuide da alimentação do seu filhote com 5 passos simples:
● Alimente seu gatinho somente com ração específica para filhotes;
● Não ofereça alimentos destinados a humanos e cachorros;
Estabeleça horários específicos para a alimentação (manhã, tarde e noite) e não exagere na quantidade;
Mantenha os potinhos limpos e secos. O ideal é lavar e secar a cada nova abastecida;
● Não troque constantemente de ração. Se a troca for necessária, faça de forma gradual, misturando a ração antiga com a nova, até conseguir oferecer 100% do novo alimento.
Espalhe 2 ou 3 potinhos de água potável pela casa. Quanto mais fácil o acesso do animal à fonte de água, mais facilmente ele irá adquirir o hábito de se hidratar.
Bem cuidado e feliz, seu gatinho viverá muitos e muitos anos ao seu lado, com muito amor, alegria e lambidinhas de gratidão.
Conte com a gente para que seu bichano cresça saudável e feliz. Estaremos sempre aqui para proporcionar o melhor cuidado ao seu bichinho.
Vetplan, desse amor a gente entende.