Cães e gatos castrados precisam de alimentação especial?
19/10/2022
Compreendida como a principal forma de controle populacional de animais de rua, a castração passou a ser vista como um gesto de amor. Afinal, o animal castrado possui menos riscos de apresentar doenças graves, além de ter sua expectativa de vida aumentada.
Porém, ao provocar alterações hormonais e metabólicas, a castração passa a exigir alguns cuidados – especialmente com relação à alimentação. Isso porque cães e gatos castrados tendem a se tornar mais tranquilos e menos agressivos, passando a ter uma vida mais sedentária. Assim, é necessário manter uma alimentação menos calórica, com ração específica.
Passando a apresentar um comportamento mais calmo, com aumento do sono e redução do gasto de energia, pets castrados devem receber uma alimentação mais equilibrada, suprindo as necessidades nutricionais de acordo com cada fase do animal, mas sempre com uma composição menos gordurosa. Geralmente, a ração para pets castrados também conta com uma maior quantidade de proteínas, fibras e vitaminas.Além de ração específica, também é importante estar atento a quantidade de líquido ingerida por cães e gatos castrados, pois o risco de formação de cálculos renais é maior. Por isso, espalhe mais fontes de água pelo ambiente e, sempre que possível, ofereça ração úmida ao seu pet. Cuidar da saúde dos nossos amigos de 4 patas é um verdadeiro gesto de amor.