Por mais que se tenha amor por um cachorro, ninguém merece chegar em casa, depois de um dia cansativo e encontrar a casa parcialmente destruída, com móveis mastigados, sofá rasgado, vasos de plantas quebrados, lixo por toda a casa.
Mas se você já teve um cão filhote, provavelmente já passou por isso.
Compreender o porquê o cãozinho está agindo destruindo tudo é o primeiro passo para resolver o problema.
Além do prejuízo, o doguinho que destrói tudo pode correr riscos ao ingerir algum material impróprio.
Comportamentos exploratórios, como cheirar objetos e plantas, brincar e cavar são normais para os cães. Para eles é simplesmente uma brincadeira e exploração – infelizmente com os brinquedos e no local errados.
Muitas vezes os cães que vivem em espaços restritos têm pouco ou quase nenhum estímulo para expressar esses e outros comportamentos naturais, o que faz com que eles direcionem toda a energia aos objetos da casa.
Uma das principais medidas adotadas para fazer o seu cão parar de destruir tudo que encontra pela frente é enriquecer o ambiente dele com brinquedos diferentes, como comedouros-brinquedos, bolinhas maciças, mordedores e pelúcia para cachorro. Além disso, é fundamental tirar tempo para interagir com o pet diariamente, assim como passear com ele todos os dias.
Animais com um nível de ansiedade muito alto apresentam esses comportamentos de morder, raspar, arranhar.
Na dúvida, consulte sempre um médico-veterinário. Ele vai saber orientar sobre o nível de destruição que o seu cão possui.