Infelizmente os cães também sofrem com doenças oculares e muitas vezes os tutores podem não perceber.
As doenças oculares nos cães podem ser causadas por machucados, falta de higiene, contato com bactérias ou uma predisposição do próprio animal.
Entre as doenças oculares mais comuns em cães estão:
1. Conjuntivite - tem os mesmos sintomas que nos humanos. Eles ficam com olhos avermelhados, lacrimejamento constante, secreções, coceira e sensibilidade à luz.
2. Ceratoconjuntivite seca ou olho seco - é um ressecamento da córnea e da conjuntiva que causa a diminuição da produção lacrimal do Pet. Os sintomas são coceira, secreção e olhos vermelhos.
3. Olho de cereja – é uma inflamação causada na terceira pálpebra do cão, onde fica a glândula responsável pelas lágrimas. Geralmente essa glândula não é visível, mas por conta da doença ela fica exposta, aumenta de tamanho e infecciona.
Os sintomas são coceira e sua produção de lágrimas é afetada, deixando o olho muito seco ou lacrimejando muito.
4. Glaucoma – é uma doença altamente perigosa por levar o cão à cegueira em pouco tempo. O glaucoma se forma quando a pressão ocular aumenta.
Fique atento aos sintomas: olhos vermelhos, dor, aumento da produção de lágrimas, pupilas dilatadas, nebulosidade córnea, olho visivelmente aumentado, terceira pálpebra visível.
5. Catarata – é a principal doença que causa cegueira nos cães. Podendo atingir cães tanto idosos quanto mais jovens. Ela é causada quando as lentes dos olhos, que deveriam ser cristalinas, ganham coloração mais azulada ou branca, até criar uma tela branca que obstrui a visão do animal. A catarata pode surgir por diversos motivos, como hereditários, genética, traumas ou sintoma de diabetes.
Todas as doenças citadas precisam de acompanhamento de um médico-veterinário. Ao menor sinal procure um profissional de confiança.