As doenças oculares também podem atingir os animais, prejudicando o bem-estar e qualidade de vida deles. Alguns destes problemas, podem até mesmo levar à cegueira permanente quando não tratados adequadamente.
Diante da gravidade do assunto o Junho Violeta entrou para o calendário Pet como o mês de alerta sobre as doenças oculares nos animais.
Entre as principais doenças oculares nos amigos de patas estão:
1. Glaucoma – doença que causa a elevação da pressão intraocular, prejudicando a irrigação da retina, podendo levar à cegueira. Os principais sintomas são dilatação na pupila, opacidade da córnea e olhos vermelhos e irritados.
2. Catarata – uma doença que atinge principalmente animais idosos e deixa a região do cristalino turva, prejudicando a visão. O principal sintoma é a presença de uma película esbranquiçada que encobre o cristalino e impede a passagem da luz para a região da retina.
3. Úlcera na córnea - doença caracterizada pela erosão na região da córnea. Entre os sintomas estão: olho do animal fica sensível, com vermelhidão, secreções e lacrimejamento.
4. Uveíte – trata-se de uma inflamação que atinge a retina, a íris e a coroide, estruturas importantes para a vascularização do olho. Vermelhidão, coágulo de sangue no olho, dor, contração da pupila, secreções e perda da visão, são os sintomas.
5. Conjuntivite – esta doença ocorre, normalmente, por problemas na lubrificação ocular, ocasionando uma inflamação da conjuntiva e da córnea. Os sintomas mais frequentes são excesso de secreção, vermelhidão e vascularização da córnea.