Nesta época do ano, gostamos de presentear quem amamos com um delicioso chocolate, como forma de materializar todo o amor que sentimos.
Infelizmente, esse doce só é um bom presente para nós humanos, pois é composto por teobromina, uma substância que não é metabolizada pelo organismo de cães e gatos. Dessa forma, a teobromina pode se acumular em seus corpos, causando quadros severos de intoxicação ou até mesmo a morte do animal.
5 sinais de que o seu pet pode estar intoxicado por chocolate:
• agitação excessiva
• altíssima ingestão de água
• diarreia
• urina em excesso
• vômitos
O que deve ser feito se o meu pet comer o meu chocolate?
Caso o seu companheiro cometa esse deslize, será necessário levá-lo ao médico veterinário para saber o seu nível de intoxicação. Após isso, o profissional indicará um tratamento apropriado que, geralmente, envolve lavagem gástrica e soro para hidratação.
Em alguns casos, é preciso internação para monitorar a saúde do pet e para ter certeza de que as toxinas foram eliminadas do organismo.
Chocolate para cães: uma deliciosa solução
Trata-se de um petisco aromatizado e saudável para o seu bichinho. Alguns tutores dão um pedacinho aos companheiros, em ocasiões diferentes da Páscoa, como recompensa em dias de adestramento. Mesmo assim, a sua ingestão precisa ser balanceada, já que, em excesso, pode trazer prejuízos à saúde do pet.
Por isso, é sempre importante consultar o médico veterinário do seu filhote nessas situações.
Lembre-se: pets não devem consumir o nosso chocolate em hipótese alguma.
Vetplan, desse amor a gente entende.