Você também é daqueles que conversa com o seu cachorro? ... E o mais incrível: parece que eles nos respondem mesmo, né?
Embora não sejam capazes de pronunciar palavras, os cães têm uma linguagem própria, que envolve tom de voz, uso de repetições e até mesmo expressões corporais.
Entenda melhor sobre o ‘cachorrês’ e aprimore a comunicação com o seu cãozinho:
A entonação da voz é super importante.
Sim, os cães são capazes de entender nossas palavras. Porém, a entonação da voz é determinante, pois os pets tendem a prestar mais atenção aos comandos quando utilizamos um tom agudo em nossas conversas.
Mas você não precisa se concentrar 100% em mudar sua voz quando está falando com o seu bichinho. Isso porque, instintivamente, quando nos comunicamos com os cachorros, utilizamos a voz aguda. O mais curioso é que também conversamos nesse tom com crianças e com pessoas adultas quando não temos certeza se elas estão nos entendendo.
É preciso saber ouvi-lo.
Para descomplicar a comunicação com o seu cachorro, saber identificar seus sons e atitudes também é fundamental. Uma simples observação do seu bichinho vai te dar todas as pistas. Alguns exemplos de como eles se comunicam:
Latidos constantes? Ele está pedindo a sua atenção;
Ganido/voz lastimosa? Ele quer que você tome cuidado;
Seu cachorro está encarando alguém olho no olho? Ele pretende atacar;
Levantou as orelhas? Ele está prestando atenção em algo;
O pet virou a cabeça para o lado enquanto você fala com ele? Então ele entendeu muito bem o que você disse;
Ele balançou o rabo? Seu doguinho está feliz;
Abaixou as orelhas? Ele está com medo.
Essas são algumas das ações que seu cachorro pode fazer para demonstrar o que está sentindo.
A linguagem corporal diz muitas coisas.
Claro que não é só por meio do tom de voz que os cachorros nos entendem. Eles também prestam atenção na nossa linguagem corporal, reparando em nossa postura e em nossos gestos enquanto conversamos com eles – é quando eles percebem se estamos brincando/falando amorosamente ou dando uma bronca.
Seu filho de quatro patas te entende melhor se há uma rotina.
Além de facilitar a comunicação entre vocês, estabelecer uma rotina para cada atividade vai deixar o seu filhote mais tranquilo e sem ansiedade. Saber previamente quando é hora de comer, brincar e passear pode ajudar seu cão a compreender que tudo tem o seu momento certo.
Cachorros também amam ganhar prêmios.
Sabe aquela sensação que você tem quando o pagamento cai na sua conta? Os cachorros sentem a mesma coisa ao ganharem um snack ou um carinho após obedecerem a uma ordem. Com isso, eles entendem o que é correto, repetindo as mesmas ações.
Por último e extremamente importante: amor.
Se existe uma linguagem universal entre todas as pessoas e todos os animais, é o amor. Assim, podemos dizer que a base do idioma ´cachorrês´ não é nada além desse sentimento, que traz consigo tanto cuidado, carinho e empatia.
Então nunca deixe de demonstrar para o seu pet o quão importante ele é para você e não economize nas palavras de apreço, nos mimos e no afeto. Dessa forma, a melhor das conexões é estabelecida, e seu pet vai te entender sempre.
Conte com a Vetplan para oferecer todo esse cuidado ao seu melhor amigo de quatro patas. Desse amor a gente entende.