A raiva animal é uma ameaça séria à saúde pública no Brasil, mas pode ser controlada e prevenida com ações apropriadas.
A falta de conscientização pública sobre a gravidade da raiva e os casos subnotificados no Brasil são problemas persistentes. Muitas pessoas desconhecem os riscos associados à doença e a importância da vacinação de seus animais de estimação, tornando mais dificultoso o rastreio e o controle de propagação da doença.
Por meio da conscientização e do apoio de organizações de proteção animal, da população e, claro, de ações promovidas pelo governo, a raiva pode se tornar completamente evitável e controlada de forma que a saúde de todos seja protegida.
A raiva é uma doença viral, conhecida como um tipo de zoonose, é provocada por um vírus do gênero Lyssavirus, da família Rhabdoviridae, que penetra no corpo após uma mordida ou um arranhão de animais infectados. Lembrando que qualquer mamífero, incluindo seres humanos podem pegar e transmitir a doença.
Os primeiros sintomas da raiva nos animais são o isolamento e a perda de apetite, os quais também ocorrem em outras doenças e por razões diversas, mas no caso da raiva esses sintomas iniciais evoluem rapidamente, apresentando sinais neurológicos como salivação intensa, tremores musculares, andar cambaleante, decúbito, levando o cão ou o gato à morte e em casos raríssimos, o pet pode ficar agressivo.
No caso dos humanos, a raiva causa sintomas como febre, agitação, alucinações, convulsões e paralisia. Uma vez que os sintomas aparecem, a doença é quase sempre fatal.
A raiva animal não tem cura uma vez que a doença se manifesta, não há tratamento eficaz para curá-la.
No caso dos sintomas clínicos da raiva aparecem em um indivíduo ou animal infectado, a doença é quase constantemente fatal.
Então, vale ressaltar que não há nenhum tipo de tratamento para um animal com raiva.
A única maneira de prevenir a raiva é com a vacina antirrábica. O recomendado é que os filhotes tomem a primeira dose por volta dos quatro meses de vida e, posteriormente, todos os anos.
Os três planos comercializados pela Vetplan contemplam a cobertura do ciclo de vacinas antirrábica.
Agora que você já sabe tudo sobre raiva, clique agora em atendimento e saiba mais sobre nossos planos Vetplan e cuide melhor de seu pet. Afinal, desse amor a gente entende!