Março Amarelo Pet: juntos pela prevenção!
17/03/2023
O Março Amarelo é um propósito solidário que busca conscientizar as pessoas sobre doenças renais em pets. Antes, a campanha se destinava apenas aos humanos, que perceberam a importância de também incluir os cães e gatos.
Os rins são tão importantes quanto os outros órgãos. Sem eles, não seria possível eliminar resíduos e toxinas, regular a pressão arterial ou, até mesmo, equilibrar a entrada e a saída de líquidos e minerais no organismo.
Quando eles sofrem alguma lesão, que pode ser desencadeada por fatores internos e externos, dizemos, então, que o órgão se aproxima de uma doença renal - responsável por levar a insuficiência das atividades renais.
Hoje, com o avanço de pesquisas sobre o assunto, podemos afirmar que alguns fatores são capazes de favorecer a evolução do quadro em cães e gatos. São eles:
●comorbidades: hipercalcemia, doenças cardíacas, doença periodontal, cistite, urolitíase, hipertireoidismo, diabetes e patógenos infecciosos, como a leishmaniose e a leptospirose.
●dietas com alto teor de proteína
●predisposição genética
●traumas
●envelhecimento
●envenenamento
Felizmente, em contrapartida, estudos recentes também indicam 4 formas de prevenção:
●dieta balanceada
●água fresca e limpa
●vacinas em dia
● visitas regulares ao veterinário para exames e check-ups
E em relação aos sintomas, os mais comuns são: perda de apetite, perda de peso, consumo excessivo de água, aumento da micção, vômitos, diarréia e letargia.
Sobre o tratamento
O tratamento pode variar de acordo com a causa e a gravidade do problema. Geralmente, inclui: uma nova dieta, suplementos renais, fluidoterapia e um novo estilo de vida.
Ainda assim, somente o médico veterinário poderá prescrever o cuidado adequado, principalmente se o pet necessitar de medicamentos.
Sobre o diagnóstico precoce
Quanto mais cedo as lesões são identificadas, maiores serão as chances de cura.
Por isso, agende uma consulta para o seu filhote!
Vetplan, desse amor a gente entende.