Sim, os cachorros também sentem frio, mas não da mesma maneira que a gente. Como as raças têm pelagens variadas e espessuras da pele e da camada de gordura diferentes, a sensação térmica também varia bastante entre eles
Para entender como o cachorro sente frio, é preciso saber mais sobre como funciona seu corpo. Os cães são animais de sangue quente e regulam a temperatura do corpo da mesma maneira que os humanos. Por isso, os sinais de que um cachorro está passando frio são bem parecidos com os nossos.
Uma das primeiras reações do organismo quando o cachorro sente frio, que buscam aumentar a temperatura interna, é começar a tremer e se chacoalhar (em situações mais severas). Como é comum que os cães também tremam quando estão com medo, estressados ou eufóricos, procure por mais sinais.
Alterações no comportamento que podem indicar que um cachorro sente frio incluem dormir mais do que o normal, letargia e deitar em formato de “bola”, para tentar se aquecer. Alguns podem começam a chorar, resmungar e até a latir sem um motivo aparente, numa tentativa de chamar atenção ou de reagir ao desconforto.
Para tentar se aquecer, alguns procuram se esconder atrás, dentro ou embaixo de móveis ou outros objetos. Outros, no entanto, assumem um comportamento mais inquieto e ficam andando sem parar numa tentativa de se aquecer ou de achar um local aquecido.
Em dias de temperaturas muito baixas, é recomendado que você mantenha seu cão bem aquecido. Na hora da escolher uma roupa para seu Pet, certifique-se de que ela está no tamanho correto para evitar desconforto e até assaduras.