Os cães adoram brincar com quase tudo que encontram pela frente, o problema é quando esses “brinquedos” são danificados pelos dentes deles e os pedaços são engolidos, causando engasgos.
Quando um cachorro fica engasgado ele manifesta alguns sinais:
O primeiro perigo em ficar engasgado é que a respiração do peludo pode ser bloqueada e, assim, dificultar a entrada de ar, podendo causar desmaios e até asfixia.
O segundo é quando o objeto preso na garganta causa corte no tecido, provocando sangramento. Nas duas situações é importante contar com o médico veterinário a fim de evitar maiores complicações.
O que você pode fazer para ajudar o cão engasgado?
Primeiramente, observe se o cão consegue vomitar sozinho. Se ele conseguir expelir é melhor. Por isso, aguarde um ou dois minutos para ver se ele voltará a respirar bem.
Se ele não melhorar em alguns minutos, tente olhar dentro da boca para saber o que está causando o engasgo.
Para isso, abra a boca dele, apertando delicadamente na articulação da mandíbula, mova a língua para o lado e tente localizar o corpo estranho.
Se você conseguir enxergar o objeto, poderá até tentar retirá-lo. Caso contrário, não tente “buscar”, para evitar que ele seja ainda mais empurrado para o fundo. Isso pode piorar a situação, causando obstrução total e asfixia.
Contudo, se o cachorro começar a ficar roxo e angustiado ou o objeto oferecer perigo extra, como ossos ou linhas, corra com ele para o veterinário.