As pulgas e os carrapatos além de causarem incômodo aos cães e gatos, também podem ser transmissores de doenças, por isso o cuidado e a prevenção são fundamentais para o bem-estar e saúde dos animais de estimação.
Esses parasitas se alimentam de sangue e quando picam os Pets, podem propagar as doenças. As pulgas e os carrapatos podem ainda causar anemia quando consomem grande quantidade do sangue dos cães e gatos.
As pulgas transmitem as seguintes doenças:
Vermes: pulgas adultas podem carregar dentro de si larvas de vermes e se o animal ingerir essa pulga, as larvas dão início ao desenvolvimento de tênias que causam perda de peso e diarreia no pet.
Dermatite alérgica à picada de ectoparasitas (DAPE): são irritação, coceira e vermelhidão no local da picada.
Anemia infecciosa felina ou Micoplasmose: doença que nem sempre apresenta sinais, mas pode evoluir rapidamente para uma anemia aguda em gatos.
Os carrapatos transmitem as seguintes doenças:
Erliquiose: doença que tem como agressor uma bactéria (E. canis) transmitida pelo “carrapato marrom” e que ataca os glóbulos brancos do sangue. Os principais sinais são perda de apetite, indisposição, febre e vômitos.
Babesiose: é ocasionada por protozoários e também é transmitida pelo carrapato marrom, atacando os glóbulos vermelhos e pode causar problemas na coagulação sanguínea.
Anaplasmose: doença causada por bactérias do tipo anaplasma que infectam os pets por meio da picada do carrapato. Os sintomas são febre, vômito, diarreia, apatia e falta de apetite.
Hepatozoonose canina: é transmitida ao pet por meio da ingestão dos carrapatos infectados por protozoários. Os principais sinais da doença são febre, falta de apetite, perda de peso e fraqueza nas patas traseiras.
Doença de Lyme: também conhecida como borreliose é uma doença causada por uma bactéria chamada Borrelia burgdorferi e é transmitida aos pets por meio da picada do carrapato. Pode causar desde dores articulares até quadros como encefalite (infecção no encéfalo). A patologia pode afetar humanos picados por carrapatos.
Rangeliose canina: conhecida também como febre amarela canina, causada por um tipo de protozoário e transmitida pela picada do carrapato. Os sintomas do pet são febre, apatia, diarreia com sangue, emagrecimento e sangramento nasal.
Viu como o controle e prevenção são importantes?